A intenção é visitar escolas, dialogando com alunos, pais e educadores sobre a necessidade de medidas de proteção e os possíveis riscos da utilização continuada de mochilas pesadas. As visitas foram iniciadas no começo desta semana. Os resultados dessa mobilização serão levados a âmbito nacional, quando a entidade irá encaminhar sugestões ao governo federal, como a diminuição da gramatura dos livros, além da instalação de armários para depósito de materiais escolares de uso diário. São presenças confirmadas no evento os ortopedistas Augusto Braga dos Santos, presidente da SBOT-GO, e Sérgio Daher, diretor do Crer.
Panorama Mundial De acordo com levantamento da Escola Nacional de Saúde Pública, um terço dos brasileiros sofre de dor de coluna. O problema é detectado apenas aos 38 anos e, segundo o estudo, os tratamentos buscados são apenas para o alívio da dor. Pesquisas da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam números ainda mais alarmantes. Segundo a agência, nos próximos anos, pelo menos 85% da população mundial sofrerá de dores lombares.
O uso de mochilas com excesso de peso é apontado, junto com a má postura, como um dos fatores determinantes para essas estatísticas. Entre os adolescentes, a deformidade mais comum na coluna é a chamada escoliose encurvamento do membro em forma de S ou C. Relacionado intimamente com a má postura, esse problema requer atenção especial dos pais, sobretudo durante o estirão do crescimento. Além de agravar a deformidade, a má postura pode torná-la permanente nessa fase. SERVIÇO Evento: Campanha da Mochila Escolar Data: 19/08 (quinta-feira) Horário: 9 horas Local: Crer (Avenida Vereador José Monteiro, Nº. 1655, Setor Negrão de Lima) |
Ascom/SBOT-GO