Em uma solenidade realizada no dia 30 de abril, na sede do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), o médico e deputado federal goiano Ronaldo Caiado (DEM) foi homenageado por sua atuação na votação e aprovação na Câmara Federal do projeto de lei que regulamenta o exercício da medicina no Brasil. A homenagem foi prestada pelo Cremego, Sindicato dos Médicos no Estado de Goiás (Simego), Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Federação Nacional dos Médicos (Fenam), sob aplausos de cerca de 400 médicos, representantes de entidades médicas, parentes e amigos do homenageado. Afirmando ser a regulamentação da profissão a mais importante das lutas da classe médica atualmente, o presidente do Cremego, Salomão Rodrigues Filho, abriu essa plenária especial ressaltando que a atuação “corajosa, democrática e segura” de Ronaldo Caiado foi fundamental para a aprovação do Projeto de Lei número 7703/2006 na Câmara dos Deputados, em outubro do ano passado. O projeto, que tramitava na Câmara há três anos, foi colocado em votação e aprovado apenas um mês e dez dias após Ronaldo Caiado se comprometer a trabalhar para agilizar a votação. O compromisso foi firmado no dia 11 de setembro de 2009, durante a inauguração da sede do Cremego.
Salomão Rodrigues Filho também destacou outras ações do homenageado em prol da classe médica, como a apresentação, em conjunto com o deputado federal Eleuses Paiva (DEM/SP) do Projeto de Emenda Constitucional número 454/09, que cria a carreira de Estado para os médicos com uma remuneração inicial de cerca de R$ 15 mil.
A atuação de Ronaldo Caiado em defesa da classe médica e da sociedade também mereceu elogios do presidente da AMB, José Luiz Gomes do Amaral. Ele ressaltou a coerência do deputado federal e afirmou que foi com grande satisfação que viu Ronaldo Caiado defender a classe médica com a mesma determinação que defende o melhor para o povo brasileiro.
Para o presidente do CFM, Roberto Luiz d´Avila, a homenagem prestada a Ronaldo Caiado era singela diante da grandeza do trabalho que ele tem feito pela sociedade e pela classe médica. “Mais importante do que receber uma homenagem é merecê-la”, disse o presidente do CFM, acrescentando ser Ronaldo Caiado grande merecedor da homenagem prestada pelas entidades médicas.
O senador goiano Demóstenes Torres (DEM) e o governador e médico Alcides Rodrigues, que participaram da solenidade, também cumprimentaram o homenageado e parabenizaram as entidades médicas pela iniciativa. “Todos os goianos, independentemente de cor partidária, devem se orgulhar da representatividade nacional de Ronaldo Caiado”, disse o governador.
A Fenam foi representada no evento pelo presidente do Simego e conselheiro do Cremego, Leonardo Mariano Reis. Também participaram da planária especial, o presidente da Academia Goiana de Medicina, Joaquim Caetano de Almeida Neto; o presidente da Associação dos Hospitais do Estado de Goiás, Adelvânio Francisco Morato; o presidente da Unimed Goiânia, Sizenando da Silva Campos Júnior; o secretário de Saúde de Goiânia, Paulo Rassi, e o vice-presidente da Câmara dos Vereadores de Goiânia, Anselmo Pereira |