Carnaval Sem Traumas: SBOT-GO alerta sobre riscos de acidentes no trânsito e cuidados durante a folia

Com a chegada do Carnaval, uma das festas mais aguardadas no Brasil, a preocupação com a segurança no trânsito se torna ainda mais relevante. A SBOT-GO, em sua campanha Carnaval Sem Traumas, alerta sobre os riscos de acidentes de trânsito, especialmente os causados pelo uso de álcool e comportamentos imprudentes.

Em 2024, o Brasil registrou 3.507 acidentes de trânsito causados por embriaguez ao volante, de janeiro a novembro, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Desses acidentes, 178 pessoas perderam a vida e 2.828 ficaram feridas. Esses números representam um aumento de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior. A cada hora, 1,2 mortes são causadas no Brasil devido ao uso de álcool no trânsito, conforme dados da ANTT.

“O uso de álcool no trânsito é uma das principais causas de acidentes, especialmente durante o Carnaval. As festas e a alta circulação de pessoas exigem ainda mais responsabilidade para evitar tragédias. A orientação é clara: se beber, não dirija”, ressalta o ortopedista Dr. Frederico Barra, membro da SBOT-GO. Durante o período de Carnaval, as cirurgias por traumas podem aumentar entre 40% e 60%, acrescenta o especialista.

A SBOT-GO compartilha orientações essenciais para garantir que todos aproveitem o Carnaval com saúde e responsabilidade:
1. Os quatro dias de folia exigem muito das articulações e músculos. Antes da folia, faça alongamento e aquecimento.
2. Alimente-se bem! Dê preferência para frutas e alimentos ricos em carboidratos, como pães e massas. Eles ajudarão a manter a energia do corpo.
3. Manter o corpo hidratado ajuda a prevenir a desidratação. Mantenha uma garrafa de água sempre por perto.
4. As articulações do joelho suportam grande parte do peso do corpo e são as que mais sofrem desgaste por exercícios incorretos e excessivos.
5. Utilize calçados confortáveis para evitar ferimentos nos pés. Jamais vá para a avenida descalço.
6. Se for viajar de carro ou moto, mantenha atenção redobrada na sinalização viária, nos limites de velocidade e nos demais veículos ao seu redor. Estatísticas mostram que 92% dos acidentes de trânsito ocorrem por desatenção.
7. Mantenha as revisões de seu veículo em dia e utilize sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás. Se for viajar de moto, não se esqueça do capacete, roupas adequadas, luvas e outros itens de proteção pessoal.
8. Transporte as crianças corretamente, sempre no banco de trás e com cinto de segurança. Utilize a cadeirinha apropriada.
9. Para dirigir, não beba. O álcool é responsável por 65% dos acidentes nas estradas.
10. Esteja atento a pedestres, motoristas e motociclistas e evite comportamentos que possam acabar com a violência no trânsito. Pense antes de agir.