Bicicleta Segura: uma campanha da SBOT em prol da segurança dos ciclistas 

08/08

Bicicleta Segura: uma campanha da SBOT em prol da segurança dos ciclistas 


Motivada pelo Dia do Ciclista, comemorado em 19 de agosto, a SBOT lança a campanha Bicicleta Segura com o objetivo de prevenir acidentes e levar conhecimento à população sobre como usar a bicicleta com segurança.

Atualmente, a bicicleta tem sido uma alternativa aos veículos de transporte nas grandes cidades, além de ser amplamente utilizada em cidades praianas e no interior. Segundo uma pesquisa realizada em 2015 – Perfil do Ciclista Brasileiro – 73% dos entrevistados utiliza a bicicleta mais de 5 vezes por semana. Foram ouvidos 5012 ciclistas em cidades das diferentes regiões brasileiras. 

Confira a pesquisa completa!

AQUI

Esse aumento de ciclistas levou também ao crescimento no número de internações de brasileiros que se envolveram em acidentes com bicicleta: só em 2016, 11.741 brasileiros foram internados, o que gerou um custo de mais de R$ 14 milhões ao Sistema Único de Saúde.

A SBOT incentiva o ciclismo, que tem inúmeras vantagens, mas alerta que a prática deve ser feita com segurança seguindo algumas recomendações como uso de capacete, sinalização na roupa e na bicicleta. “Durante todo o mês de agosto, nossa campanha buscará conscientizar e incentivar a população a pensar e agir com cidadania e segurança”, acrescenta o presidente da Comissão de Campanhas Públicas, Sandro Reginaldo.

 

Direitos e deveres de ciclistas
• Acessórios exigidos por lei: buzina, espelho e adesivos refletores na frente, atrás, nas laterais e nos pedais da bicicleta.
• Acessórios altamente recomendados, mas não obrigatórios: cotoveleira, joelheira e capacete.
• Pedalar na calçada: só é permitido se houver sinalização autorizando o tráfego, caso contrário é preciso descer da bike e empurrá-la pela calçada.
• Circulação na rua: o ciclista deve transitar perto das bordas da pista, sempre na mão dos carros, e nunca guiar de modo agressivo, por exemplo, no corredor dos carros ou costurando entre eles.
• Respeitar o semáforo: o ciclista não deve passar no sinal vermelho.
• Pedalar alcoolizado: pode resultar em multa e até prisão.

Fonte: Código de Trânsito Brasileiro

 

Siga as dicas da SBOT e vá em frente: 
• Respeite as leis de trânsito e pedale com atenção e cuidado; 
• Não circule nas calçadas. Respeite o espaço do pedestre; 
• Quando não tiver ciclovia, circule pelo lado direito da via, no sentido dos veículos;
• Cuidado ao passar por carros estacionados;
• Sinalize através dos gestos manuais a sua intenção antes de executar as manobras; 
• Respeite a sinalização. Você também faz parte do trânsito.

 

Você Sabia? 
O Dia do Ciclista é celebrado em 19 de agosto, data que entrou no calendário oficial do país e foi aprovada com o propósito de estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural, além de aprimorar e criar oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito. Trata-se de uma homenagem ao biólogo brasiliense Pedro Davison, de 25 anos, que morreu atropelado em 2006, em Brasília, enquanto pedalava no Eixão Sul, uma via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos para se transformar numa área de lazer.