Maio Amarelo conscientiza a população sobre trânsito mais seguro

01/05

Maio Amarelo conscientiza a população sobre trânsito mais seguro


Ingestão de álcool ao volante é responsável por 65% dos acidentes; e uso do celular ao dirigir aumenta em até 400% o risco de sinistros


De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil registra aproximadamente 60 mil mortes no trânsito por ano e 400 mil pessoas ficam com sequelas. Em Goiás, os números também são assustadores: 1.500 mortes por acidentes por ano. Em feriados e grandes acontecimentos, o número de ocorrências aumenta em 30%.


Para conscientizar a população sobre um trânsito mais saudável e mais seguro, a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Goiás (SBOT-GO) une-se às instituições federais e estaduais de trânsito para a campanha Maio Amarelo que, em 2019, tem como tema “NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA”, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito e recomendado na Resolução Nº 771, de 28 de fevereiro de 2019.


O Maio Amarelo tem como objetivo envolver a sociedade nas ações e reflexões sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, estimulando todos os condutores, seus familiares e amigos a proporcionarem um trânsito mais tranquilo. “É fundamental respeitar o limite de velocidade, não ingerir bebida alcoólica, não utilizar celular na direção, respeitar as placas, não passar no sinal vermelho, se atentar para os pedestres e bicicletas”, pontua o ortopedista Adriano Esperidião, presidente da SBOT-GO.


Segundo o DENATRAN, ingestão de álcool ao volante é responsável por 65% dos acidentes; além disso, usar o celular e dirigir aumenta em até 400% o risco de acidentes. “Cirurgias por traumas sobem entre 40% e 60% em feriados”, acrescenta Adriano Esperidião.


Para uma viagem segura, o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Goiás dá algumas dicas: “Transporte as crianças sempre no banco de trás e com cinto de segurança; faça revisão do seu carro antes de sair em viagem; e, claro, se beber não dirija”, avalia.