Curso para Secretarias


No dia 24 de setembro próximo passado, na sede da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Goiás foi ministrado o “Curso de Atualização para Secretárias” com o escopo de realizar educação continuada de qualidade para as colaboradoras e recepcionistas de consultórios, clínicas, hospitais etc.

O curso aconteceu em virtude de uma parceria entre a SBOT e Editora DOC, especializada em publicações sobre gestão e carreira médica.

De maneira brilhante, a palestrante, Drª. Ana Paula C. Ferreira, relatou parte de suas experiências no mercado da Saúde e abordou temas de extrema relevância tais como o papel da linha de frente na captação e fidelização de pacientes; transformações no cotidiano dos consultórios e clínicas; o novo perfil do cliente de serviços médicos; gerenciando o relacionamento com os pacientes; as cinco dimensões para o encantamento do paciente; procedimentos para o atendimento de excelência; aumentando a qualidade percebida pelos pacientes. Além de todo o exposto acima, a palestrante ainda forneceu dicas para encantar o paciente no dia a dia.

Autora do livro “Qualidade na Recepção – Encantando o paciente no dia a dia”, Ana Paula C. Ferreira é administradora e executiva em Saúde, professora de pós-graduação, pesquisadora dos temas de Qualidade e Acreditação Hospitalar e diretora de uma instituição de Saúde.
Durante o curso, a palestrante apresentou a sua obra que traz uma abordagem objetiva e prática para que recepcionistas e secretárias de consultórios e clínicas possam desenvolver suas carreiras e ao mesmo tempo colaborar para o atendimento médico de excelência.

Drª. Ana Paula foi bastante enfática ao afirmar que na maior parte dos casos, as recepcionistas não possuem a exata dimensão da importância do seu trabalho. Compreende que, na realidade, as secretárias têm papel tão importante quanto o do médico, pois são elas que recepcionam os pacientes, que agendam as consultas, que organizam o dia a dia do profissional de saúde, que gerenciam o ambiente e o tempo de espera. Elas são o cartão de visita do médico!

Dessa maneira, de acordo com a palestrante, será impossível em qualquer consultório ou clínica, oferecer atendimento de qualidade aos pacientes se a profissional que está na linha de frente, ou seja, a recepcionista, não estiver engajada e consciente do seu papel e da sua relevância.

Uma manhã bastante agradável com a presença de secretárias de diferentes instituições de saúde de Goiânia, o curso foi ministrado de forma clara, objetiva, eficaz e contagiante. Além de adquirir conhecimentos, houve uma participação efetiva dos presentes bem como troca de experiências com a palestrante. Poder-se-ia dizer que foi um combustível motivacional e profissional para todas as participantes!

SBOT Goiás